TRADUTOR

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

O ESPÍRITO DE RELIGIOSIDADE E SUAS TENDÊNCIAS


" Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos"
At 17.22 Olá queridos, depois de um longo tempo de silêncio não poderia voltar sem trazer a vocês um dos assuntos de maior importância no que tange ao nosso relacionamento com Deus. A Religiosidade. Partindo do princípio de que o propósito da Missão Proclamar é gerar despertamento espero, nestas linhas desperta-lo a fim de que não beba e aprenda a discernir um dos maiores venenos da humanidade. A Religiosidade mata ,a Religiosidade atrofia. Passando por Atenas, capital do intelecto, o Apóstolo Paulo depara-se com um grupo de cabeças pensantes que viviam de discutir novidades sobre Deus, sobre a vida e de si mesmos. Eram homens da posteridade filosófica de Sócrates, Platão e Aristóteles. O apóstolo chamou aquela cultura inútil de religiosidade acentuada, pois conduzia o homem a explicar teórica e filosoficamente o que é absolutamente espiritual. Infelizmente a Religiosidade não encalhou em Atenas, mas navegou por águas mais profundas e chegou até nossos dias. Aportou no século XXI, entrou nas igrejas e pretende continuar desfilando nas passarelas da última moda da espiritualidade doentia. Objetiva ditar as últimas tendências e assim envenenar e matar uma das maiores e belas propostas do Evangelho: a simplicidade. A Religiosidade é a capacidade de fazermos coisas espirituais sem discernirmos o verdadeiro significado. O religioso canta porque todo mundo canta, faz porque todo mundo faz, fala porque todo mundo fala. A Religiosidade copia, o Evangelho nos ensina a compor (sl 45.1). Religiosidade ensina o homem a "servir" por medo de errar , o Evangelho nos capacita a obedecer por amor. Ah! Religiosidade hipócrita que nos permite pregar o que sabemos mas que nos insensibiliza para viver o que pregamos(mt23.4). Ah! Religiosidade perversa que nos permite ter conhecimento da palavra mas que nos emudece para uma palavra de conhecimento(1 co12.8). Ah! Religiosidade maldita que através do discurso fecha a porta do céu para quem precisa entrar e ainda nos deixa , junto com eles, do lado de fora(mt23.13). Ah! Religiosidade legalista que amarra, determina, repreende, ordena ,não aceita, mas que negligencia preceitos mais importantes: a justiça, a misericórdia e a fé(mt23.23). A Religiosidade oferece conhecimento da palavra do Senhor, mas o Evangelho propõe relacionamento com o Senhor da palavra. A Religiosidade nos seduz a agir baseados na experiência, o Evangelho nos dirigi na dependência(jo15.5). A Religiosidade se esforça em construir atalhos humanos para se conhecer Deus , o Evangelho é o trabalho perfeito de Deus em busca do homem(Rm1.16). Glórias a Deus pelo Evangelho. A Religiosidade está solta porém limitada, pois ainda existem homens e mulheres que proclamam uma palavra transformadora, simples, porém contundente. A Religiosidade é denunciada na simplicidade e vencida no insubstituível modelo de Jesus. Você crê? Graça e Paz. 
Marcos Joaquim

11 comentários:

Anônimo disse...

Graça e paz pr. Marcos
È isso ai pr. missão proclamar trazendo um despertamento sobre espírito de religosidade. Peço a Deus que eu fique atento a isso para que eu aprenda a discernir a religiosidade. E com esse assunto no blog em nome de Jesus cada irmão terá sua vida transformada pelo palavra de Deus.
Amém

Nidiany coelho disse...

Oi amado Pr.Marcos,graça e paz!Bem estive hj pela primeira vez lendo o seu blog e confesso fiquei com meu coração doido demais,pq missões é algo que queima em minha alma!EU AMOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO MISSÔES!Agora não sei amo missões pq é o meu chamado ou se por ser o meu chamado é que amo missões!uauhauhau!Bem,o fato é que Deus continue te abençoando neste ministério tão lindo e estarei aqui fazendo a minha parte,acompanhando seu blog e intercedendo por vc e sua familia para que vcs sejam cada vez mais usados na obra do Senhor pelas nações,ganhando os perdidos,resgatando os desviados e estendendo o exercito de Deus sobre a terra!Amém!

Anônimo disse...

Graça e Paz Pastorzão.. Creio sim.. o Evangelho verdadeiro é como o próprio Jesus: simples.

Unknown disse...

realmente a religiosidade ainda habita de varias formas cegando quem as pratica, mais tenho a certeza que o nosso DEUS é maior que a tal da religiosidade e ELE próprio fará seus servos e filhos amados entenderem se tiverem praticando-a de alguma forma.
um abraço e continuo ligada viu!! rsrs
bj

Unknown disse...

realmente a religiosidade ainda habita de varias formas cegando quem as pratica, mais tenho a certeza que o nosso DEUS é maior que a tal da religiosidade e ELE próprio fará seus servos e filhos amados entenderem se tiverem praticando-a de alguma forma.
um abraço e continuo ligada viu!! rsrs
bj

Anônimo disse...

gostei de +,do tema:o espirito de religiosidade. rani.

Anônimo disse...

ESTOU MARAVILHADO POR VER VC AQUI MEU ABENÇOADO PASTOR SEI QUE VC NEM SE LEMBRA QUEM EU SOU MAIS FICO MUITO FELIZ EM PODER TER TE ENCONTRADO HOJE SOU PASTOR NA IGREJA BATISTA NOVA VIDA NA REGIAO DO TRIANGULO MINEIRO SABE PASTOR VC EXERCEU UMA INFLUENCIA TREMENDA E A INDA EXERCE NO MEU MINISTERIO EMBORA TENHA MAIS DE DEZ ANOS QUE NAO O VEJO MAIS VC FICOU MARCADO NA MINHA VIDA LOGO LOGO ESTAREI LIGANDO PARA VC SOU O MARCELO DO RIO DE JANEIRO VIM PARA MINAS COM 17 ANOS DE IDADE SOU FILHO DA IRMA ELZA DO RIO DE JANEIRO FUI SUA OVELHA NA ANTIGA IMECRIS GRAÇA E PAZ ESTOU MUITO FELIZ E ESPERO PODER TRAZER O SENHOR PARA PREGAR AQUI EM NOSSA HUMILDE MAIS OPEROSA IGREJA GRAÇA E PAZ

Anônimo disse...

pastor meu imail e prmarcel@hotmail.com e meu tel 34 33210292 so gostaria que soubece q ue tenho o senhor ainda como meu pastor um abraço de sua ovelha pastor marcelo

Anônimo disse...

Vamos nessa que tá bom abessa!!!Êta Deus de poder. Meu amigo, só o Espirito Santo em vc pra dizer tamanha verdade. em nome de Jesus vamos traze-lo aqui em palmas-TO. um abraço do seu amigo Pr. Reinaldo Thomé.

RAQUEL ARTESANATOS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
RAQUEL ARTESANATOS disse...

AMÉM POR ESSA EXPLICAÇÃO SIMPLES,OBJETIVA E ESCLARECEDORA.CABE A TODOS NÓS DEIXARMOS O ESPÍRITO SANTO NOS CONVENCER A TODO MOMENTO,PARA QUE NÃO CAIAMOS EM NENHUM DESLIZE DA "RELIGIOSIDADE" E AINDA MAIS DA "FALSA RELIGIOSIDADE",QUE É PIOR QUE A PRIMEIRA;COMO O SENHOR COMENTOU,TEMOS QUE NOS SENTIR DEPENDENTES SEMPRE DO NOSSO SENHOR,A FIM DE QUE ELE NOS GUIE.
PARA SABER SE SOMOS RELIGIOSOS OU NÃO,TEMOS QUE PEDIR A DEUS A SABEDORIA E O DISCERNIMENTO,QUE SÃO DONS ESPIRITUAIS,NÃO BASTA TER SÓ CONHECIMENTO.
UM FORTE ABRAÇO FRATERNO,DE UMA IRMÃ DA ITEJ.
AMÉM!!!