TRADUTOR

sexta-feira, 4 de maio de 2012

NOVOS RUMOS


Eu irei adiante de ti[..] Isaias 45.2

Desde que nascemos nossa vida é um trajeto a ser percorrido. Nele, cada um de nós se comporta das mais variadas formas. Perdemos a rota, ignoramos as placas de advertências, mudamos inadvertidamente de direção, desrespeitamos tempos de ultrapassagens, provocando acidentes e lesões na vida daqueles que estão conosco na mesma estrada. Por isso é necessário que nossa experiência na estrada da vida, não nos tire a consciência de que necessitamos de alguém mais experiente e que nos conduza por territórios que nunca trafegamos.

Durante quatro postagens consecutivas, quero convidar você a se deixar conduzir por Deus por novos rumos, que com certeza desembocarão no centro de sua vontade. Deus tirou Israel do Egito com braço forte mas não permitiu com seu novo estilo de vida gerasse uma independência tola que o levasse a fazer seus próprios caminhos e assim sendo, deixasse a rota desviando-se do propósito de Deus que era de levá-lo a terra prometida. Deus os guiou através da nuvem. Sua presença foi crucial para o estabelecimento do propósito(Ex 14.19,20). Portanto meu objetivo nestes próximos quatro artigos é gerar um despertamento para o fato de que muito das nossas colisões familiares, muito de nossos acidentes conjugais e toda sorte de caos na estrada da vida, dá-se pela ausência de quatro grandes fatores que não faltaram na trajetória de Israel durante a travessia no deserto. Para muitos, apenas houve provisão de pão, água e vestimenta, porém mais do que isso, Deus estava transicionando a mentalidade de seu povo a fim de levá-los a um destino proveitoso. O fato pelo qual a geração que saiu do Egito não entrou na terra prometida, não teve a ver apenas com a questão de desobediência mas também com a mente. Ou seja, a maneira como pensavam naquele presente era resultado de como viveram no passado que impediu com que entrassem no futuro. Muitos de nós, hoje trafegamos na estrada da vida com as bagagens do passado, isso faz com que nos atrasemos pois..o peso das nossas bagagens determinam o tamanho da nossa velocidade. Como se não bastasse, nossos atrasos atrapalham quem está vindo depois de nós, tais como nossos filhos, nossa posteridade. Ainda faz com que muitos que começaram depois passem a nossa frente e cheguem primeiro onde sempre desejamos chegar, mas no trajeto nos esquecemos que: Desejo realizado é colheita no presente como resultado de semeadura no passado. Só desejar não basta(Pv 21.25).

A presença da nuvem foi para Israel um diferencial que perdura até os dias de hoje, para todo aquele que entende a necessidade de caminhar por novos rumos. Para isso necessitamos dos quatro fatores, dos quatro princípios implementados por Deus a fim de nos conduzir. São eles: A Direção, o Tempo, a Ordem, e a Mudança. Trabalharemos em cima dos seguintes temas. Na Trajetória da Nossa Vida existe: Uma Direção a ser Seguida, Um Tempo Específico a ser Vivido, Uma Ordem a ser Obedecida e Mudanças a serem Efetuadas.

Creio que serão dias de destinos redefinidos. Tenho ministrado ao povo que pastoreio que Deus trabalha em nossa transformação sobre um tripé. Ele nos Liberta do passado, a fim de nos Habilitar no presente para que sejamos Qualificados para o Futuro. Existem muitas coisas boas, coisas de Deus, nos aguardando no futuro(Jr 29.11), mas que se tivéssemos agora, nós as estragaríamos. A geração que entrou na terra precisou mudar a mente para não estragar o que recebeu. Creio que precisamos de novos direcionamentos, demarcação de novos tempos, discernimento e obediência as velhas ordens a fim de alcançarmos as mudanças necessárias. Está a fim?Você crê?

Graça e Paz!

Marcos Joaquim

4 comentários:

Anônimo disse...

Tive um entendimento de que a nossa demora atrasa quem vem atras de nós,a nossa falta de velocidade atrapalha pessoas,devemos andar na velocidade e na batida do coração de Deus!!!

Lucas joaquim

Leandro Joia disse...

A Paz do Senhor Pr.Desde que nascemos nossa vida é um trajeto a ser percorrido. Agradeço a Deus por ter se intrometido na minha vida, pois onde estaria eu agora sem essa intervenção. Fui tirado do egito e acredito que Deus está tratando da minha mentalidade no deserto para ter um destino proveitos. Forte abraços.

sthefania disse...

Pastor concordo completamente com o que foi dito.Ouço o meu apostolo ministrando belíssimas palavras,mais quando chego em casa não consigo pratica-las. me de uma dica.

Neusa Prazeres disse...

Graça e paz.
Hoje entendo que a dificuldade de trajetória do cristão,está na mudança de mente. Paulo nos adverte em Rm 12.2 para renovação do nosso pensamento, em conformidade com Cristo. O problema ao meu ver está no novo nascimento, não nascemos sabendo algo,muito pelo contrário,passamos a saber de acordo com o aprendizado a que somos submetidos desde a mais tenra infância. Assim deve também ser com o novo convertido, esquecer tudo o que ficou para trás (2 Co 5.17), e aprender do zero, com Cristo onde achamos descanso para nossa alma cansada (Mt 11.29). Mas, infelizmente não queremos nos submeter a esse novo aprendizado (dá muito trabalho!) E então quando somos confrontados com o Reino de Deus X mentalidade democrata ocidental! Que contradição! O Reino de Deus não é uma democracia, é um Reino onde Deus é Soberano! E nós somos seus súditos. Por isso a passagem pelo deserto torna-se imprescindível pois é no deserto que somos despojados da carga e do jugo mundanos deixando de ser criatura do mundo para nos tornar finalmente filhos de Deus. Só assim tomamos posse da Terra Prometida pelo Senhor a todos os que obedecem a sua Palavra e se submetem aos seus ensinos.