TRADUTOR

quarta-feira, 18 de abril de 2012

NÃO LARGUE A ESPADA

[...]Eleazar, filho de Dodó, filho de Aoí, um dos três valentes que estavam com Davi, quando desafiaram os filisteus que se haviam reunido para a peleja, enquanto os homens de Israel se retiravam.

Este se levantou, e feriu os filisteus, até lhe cansar a mão e ficar pegada à espada; e naquele dia o Senhor operou um grande livramento; e o povo voltou para junto de Eleazar, somente para tomar o despojo.I SM 23. 9,10

O que define a vitória ou a derrota numa guerra nem sempre é o preparo ou a habilidade de quem luta. As vezes, no último instante do jogo, aproveitando-se de uma atitude errada de seu oponente, um time vira o jogo. Assim sendo, entendemos que além de preparo e capacidade, as Atitudes definem a vitória ou a derrota. Aquilo que deixamos de fazer ou aquilo que fizemos poderão destacar ou destruir todo o tempo de preparo. No meio das nossas pelejas, pequenas atitudes são tão importantes quanto as grandes. Se abrimos mão de princípios, poderemos ser derrotados, se desistimos porque nos sentimos sozinhos na peleja o projeto será frustrado, se nosso cansaço se tornar mais forte do que a causa que defendemos nos tornamos medíocres.É exatamente isso que podemos aprender com a vida e luta de Eleazar, esse valente guerreiro de Davi que diante de um desafio aproveitou a oportunidade do tempo para escrever seu nome na história. Este notável valente não abandonou a causa apesar de ter sido abandonado, não permitiu que o inevitável cansaço o paralisasse, pois possivelmente entendeu que cansaço não significa destruição.Porém de todas as atitudes de Eleazar, a que mais me chama a atenção é que mesmo após a batalha, a espada continuou na sua mão. Ela esteve presente antes, durante e depois. O guerreiro na Largou a Espada. Pelo contrário, ela é quem ficou apegada a sua mão como resultado do muito uso. Aleluia. A Espada é símbolo inequívoco da Palavra de Deus. E nesta é que encontramos os princípios específicos e fundamentais que definirão nossas conquistas, pois cada conquista específica exigirá a obediência a um princípio também específico(Jo 15.7).Quantas vezes em meio as lutas abrimos mão de princípios espirituais que definiriam a vitória, uma vez que fossem inquestionavelmente obedecidos(Js 1.8)? Quantas vezes no calor da batalha vemos pessoas abrindo mão de valores morais já que se cansaram de serem honestas enquanto os desonestos estão...” se dando bem”?

Entendo que não é apenas a conquista do que queremos que se torna importante nas batalhas da vida, mas também aquilo em que nos tornamos depois dela.Pior do que não conquistarmos aquilo que desejamos é nos tornar aquilo que jamais deveríamos ser. Ou seja a Espada deve estar presente antes, pois ninguem parte para uma guerra desarmado; Durante, pois ninguem se sustenta na guerra sem uma arma. E depois pois é a presença da espada que denuncia quem foi o vitorioso. Derrotados não retornam para casa porque se tornaram propriedade de quem os derrotou. Derrotados possuem as mão vazias porque na batalha, abriram mão da espada por causa da opressão das circunstâncias e pela força do opositor. Já os vitoriosos colocam a espada acima de suas cabeças para mostrarem que foi por causa de tal instrumento que chegaram onde estão. Eu ceio que estamos sendo chamados a nos tornarmos os “Eleazares” de Deus neste tempo onde muitos abandonaram a peleja diante do desafio dos Filisteus. Que abriram mão do cuidado familiar, que foram embora porque os outros também foram. Se você se cansou, não desista, se já desistiu, recomece, se já recomeçou após esta leitura, aguarde a recompensa (Hb 10.35-39). Creio que somos chamados para vencer o cansaço que insiste em nos dizer que não vale a pena lutar(II Ts 3.13). Ainda que os outros apenas voltem para se aproveitar das sobras da nossa luta, como diz o texto base desta postagem. Ainda assim sabermos que nossa luta tem uma vitória e nossa vitória tem um motivo:O nome Eleazar significa: Deus Ajudou. Qualquer semelhança não será mera coincidência. Você crê?

Graça e Paz!

Marcos Joaquim

Um comentário:

Marcos Paulo disse...

Valeu!!! Pastor Marcos.
estes dias 21 e 22 de Abril em Alvorada do Oeste/RO, foram marcantes.
V
a
l
e
u...... Pastor um Abraço.

irmão. Marcos Paulo Ferreira.