Certo comprador entrou num mercado de vasos de toda espécie. Andou por toda a parte resoluto no propósito de comprar qualquer um que se encontrasse disponível. Sabia que se encontrava dentro de um ambiente hostil e cheio de enganos. O mercador, homem inescrupuloso e cheio de enganos, mantinha seus vasos na penumbra a fim de que a escuridão escondesse as rachaduras dos seus vasos, que por sua vez eram maquiados com uma cera que escondia seus profundos defeitos por dentro. Ao entrar no grande mercado de vasos, o sábio Comprador foi interrogado pelo mercador sobre qual dos vasos este estava interessado. O Comprador respondeu: -Todos, quero todos mas antes quero que sejam expostos por mim à luz do sol. Tire-os da escuridão- Mas o que é isso?- perguntou o mercador –Eilikrineia- Respondeu o Comprador – Julgados pela luz do sol, assim, os aleijões que você procurou esconder nas trevas, eu os revelo na luz. E como além de Comprador eu também sou Oleiro, irei concertar todos quantos comprar. Infelizmente alguns daqueles vasos estavam distantes de mais para serem alcançados pelas mãos do Comprador, mas felizmente muitos deles se achavam ao alcance.Deste jeito, foram levados e tratados tornando-se propriedade daquele que os comprou e concertou.
A ilustração acima retrata uma realidade espiritual acerca da vida de cada um de nós. Todos nós, um dia fomos uma mercadoria danificada no mercado da vida e que de forma voluntária ou compulsória tínhamos nossas rachaduras escondidas na escuridão. Transitamos no meio de muita gente que no grande mercado da vida necessita de sinceridade para admitir suas rachaduras existenciais, suas fissuras na alma e seus arranhões familiares.
Eilikrineia é a palavra grega de onde se origina o termo Sinceridade. O grego que é a língua do Novo Testamento, traduz Eilikrineia como Sincero, o que significa dizer que para Deus, Sinceridade não significa simplesmente a capacidade de se dizer aquilo que se pensa. Há muita gente por aí que se diz sincera, mas que não passa na verdade, de mal educada e na melhor das hipóteses, sem sabedoria, pois julga que a sinceridade se revela no fato de falar o que pensa. Não é assim que a Bíblia ensina, pois Eilikrineia(Sincero) significa: Julgados pela luz do sol. Assim sendo, para Deus, quem é sincero é aquele que se deixou alcançar pela luz da sua Palavra e que uma vez encontradas suas rachaduras, compreende que esta descoberta não é para vergonha e sim para concerto. Jesus é o Comprador Oleiro que na se escandaliza com vaso rachado desde que este não esteja disposto a permanecer na penumbra mas que sinceramente se deixe tratar. Ah! como estamos carentes de mais gente sincera. Como necessitamos de igrejas sinceras, casamentos sinceros, pais sinceros e filhos também sinceros.Que nossos lares sejam ambientes formadores de Eilikrineia, que nossos púlpitos sejam plataformas de onde se possa saquear o mercado da vida a fim de que os vasos rachados se transformem em vasos de honra, sem cera, sinceros.Creio nesta possibilidade por isso escrevo. Creio que cada palavra revelada e profética é um fogo abrasador que nos tira das trevas da hipocrisia e que nos compra das mãos do inescrupuloso mercador e nos faz ser propriedade exclusiva daquele que com sua morte e ressurreição, já invadiu tal mercado dando como moeda, seu próprio sangue. Jesus. Creio que a partir desta leitura, poderemos descobrir um pouco mais de nossas rachaduras emocionais, espirituais, morais, mentais e escolhermos a exposição ao Sol da Justiça, ao invés de permanecermos na escuridão do mercado do engano. Creio ainda, que este artigo servirá para nos posicionar melhor, caso sejamos sinceros o suficiente para admitirmos que pertencemos a um mercado de obscuridade onde tememos que alguém descubra nossas rachaduras tão bem maquiadas.Creio assim que este novo posicionamento viabilizará um livre acesso do Comprador até nós. Eu creio e você?
Graça e Paz!
Marcos Joaquim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário