TRADUTOR

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

NOS CLASSIFICADOS DE DEUS, PRECISA-SE DE PREGADORES

"Já não vemos os nossos símbolos; já não há profeta; nem, entre nós, quem saiba até quando"-Sl 74.9

Creio, quando leio este texto, que ao acordar, Asafe foi tomado por um peso na alma ao refletir sobre a realidade espiritual da igreja de seu tempo. Pensou na escasses dos símbolos, tão presentes e sigificativos de outrora. Pensou na pobreza profética dos dias que estava vivendo e suspirou dizendo: "Até quando"?
Os símbolos eram os estandartes que representavam as tribos quando assentadas em seus arraiais. Eram as bandeiras que identificavam e anunciavam a quem pertenciam os que debaixo deles se colocavam. Já os profetas eram os que interpretavam o coração de Deus para a nação, os que não apenas preconizavam um futuro, mas ensinavam a maneira certa de viver o presente de acordo com a vontade específica de Deus a fim de que o futuro fosse de bençãos.
O amanhecer de Asafe foi diferente e sombrio como os de muitos de nós deveria ser. A indiferença é um dos males deste século. A incapacidade humana de perceber valores e anseios alheios. Estar indiferente as expectativas de Deus fez com estejamos vivendo os mesmos sintomas dos tempos de Asafe.
Se símbolos apontam, resumidamente falando, para identidade, quem somos nós? O que nossas igrejas, ações e posturas simbolizam para quem as vê.
Precisamos de símbolos, precisamos de identidade, precisamos de profetas. Precisamos de Pregadores e não de preletores. Precisamos aprender sobre ajuda do alto e não sobre auto ajuda.
Preletores expõem idéias , pregadores transformam conceitos . Prego por todo o Brasil e tenho a honra de ser convidado por muitos homens de Deus a quem de modo indireto, honro nesta postagem, mas por favor, não me exijam ser um excelente Preletor. Permitam-me ser apenas um simples Pregador. Preletores anunciam, Pregadores prenunciam.
A alma de Asafe desajava o retorno dos tempos do autêntico avivamento. Olhou para as ruinas do templo e entendeu que o desmoronamento do presente foi a negligência para com os alicerces do passado. Se não fizermos o mesmo corremos o risco de nos tornarmos semelhantes aos daquele tempo. A ausência de símbolos e a escasses de profetas tem permitido com que as mensagens tornem-se Antropocêntrica e não Cristocêntrica. Tem formado uma geração de Consumidores de Religião ao invés de Reprodutores da Graça. É como se as pessoas procurassem um "shopping" que lhes atendam as expectativas, caso contrário vão embora para um outro "mercado" mais promissor,onde,segundo elas mesma dizem:"possa me sentir bem".
Ruinas que precisam ser restauradas, situação que precisa ser transformada, geração que precisa ser remodelada segundo o perfil de Deus e não de homens. Geração que há de responder a pergunta de Asafe. Eu quero fazer parte dela e você?
Graça e Paz.
Marcos Joaquim

6 comentários:

Loren Diniz disse...

Não fica tanto tempo sen postar please... suas palavras vem sempre com a verdade de muito compromisso, e eu posso dizer isso com toda certeza pois tive o privilégio de estar ao seu lado por pouco tempo, mas o tempo suficiente para testificar de sua integridade com Deus, ovelhas e consigo mesmo.
"Preletores expõem idéias , pregadores transformam conceitos"

Esta expressão é forte , mas é a mais pura verdade, peço a Deus que muitos preletores se tornem pregadores, que se permitem ser usados pelo Espírito Santo apenas.
Beijão nessa família que tanto amamos. Eu também tenho um blog, óbvio, claro e evidente que não tenho palavras como as suas, mas compartilho algumas coisas que Deus imprime em meu coração.
lorendnz.blogspot.com
Saudades 1000 pastor.

Darlan & Keila (Barbosa) disse...

A mais pura verdade. Todo verdadeiro pregador e profeta precisa apontar para a Palavra que é Cristo, se não nossa comunidade será tudo, menos Igreja.

Anônimo disse...

Meu querido e amado Pr. Marcos Joaquim, vc sempre me surpriende com essas revelações de Deus para nós. Preciso urgente deixar de ser "preletor" para ser "PREGADOR", muito obrigado pelo conselho.
Um forte abraço.
Pr. Reinaldo Thomé
IBE-TO

Unknown disse...

ACEITEI SEU CONVITE E PASSEI POR AQUI...
O MEU GRITO DA ALMA... QUE BROTEM PREGADORES NAS PRACÇAS, NOS TRENS, NAS RUAS E SE POSSÍVEL... NOS PÚLPITOS DOS TEMPLOS!

LEANDRO JOIA disse...

EU QUERO FAZER PARTE DELA TAMBEM, DESSA GERAÇÃO QUE PRENUCIAM O EVANGELHO DE CRISTO ONDE O RESULTADO É DE VIDAS TRANSFORMADAS, A GRAÇA SENDO REPRODUZIDA. DEUS ABENÇOES GRANDEMENTE PASTOR MARCOS, EEEEEEEEIAAAAAAA PAZ DO SENHOR.

Neusa Marques disse...

É meu amado pastor, infelizmente o que mais temos presenciado são preletores anunciando um evangelho vazio. Digo vazio pois o verdadeiro evangelho além de libertar ele cura e salva o perdido. E não é isso o que temos visto ultimamente (Igrejas cheias de pessoas, mas vazias de Deus) Enquanto o povo de Deus der ouvidos a esses "profetas" que anunciam um evangelho de facilidades, deixarão de desfrutar da Graça que faz toda a diferença na vida do Cristão.
Um enorme abraço,
Neusa Marques