TRADUTOR

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

POSSUIMOS UM ALTAR

"Possuimos um Altar"....Hb 13.10

Neste último domingo fomos, mais uma vez, surpreendido por Deus com uma palavra de confronto e de despertamento. Neste ano da Atitude, entendemos que existem, em nossas vidas, áreas específicas que precisam ser reparadas e revalorizadas. O Altar é uma delas. O texto acima afirma categoricamente que temos um Altar como parte preponderante de nossas vidas e não meramente um lugar elevado no templo de nossos cultos, como consideram alguns. Em todo relacionamento entre Deus e o homem, no decurso de sua história, sempre existiu, entre ambos, um altar. Noé sai da arca e estabelece um Altar, como símbolo da Aliança(Gn 8.20,21); Abrão foi chamado por Deus para que fosse o patriarca de uma nação e ao obedecer, por onde passava construia duas coisas significantes: uma tenda e um altar. Ao sair desmontava a tenda mas o altar permanecia, pois tendas são passageiras, mas altares são permanentes(Gn 12.8,9). Deus ao chamar o homem para andar com ele outra vez, através de Jesus Cristo, estabeleceu como critério um Altar entreposto entre a morte e a vida, que chamou de Cruz. E é exatamente sobre este Altar que a carta aos Hebreus se refere.
Há, pelo menos, quatro aspectos para os quais apontam para o significado de Altar e que tive a honra de compartilhar com a igreja. Todavia passo a explanar apenas um como assunto principal desta postagem.
Creio que nosso maior desafio no momento é o estabelecimento de um novo nível de um relacionamento com Deus. Por "novo" nível entenda-se por uma dimensão relacional que ultrapasse a linha de quem pede e de quem ouve, pois é assim que se têm entendido nestes últimos dias o que têm sido chamado de relacionamento com Deus. Ou seja, o homem que pede e o Deus que ouvi. Minha proposta nesta postagem é chamar a atenção para a necessidade de restaurarmos nosso altar como símbolo de um relacionamento estabelecido na Entrega . Isso mesmo, esse é o primeiro aspecto abordado no domingo passado ao qual passo a compartilhar aqui.

Altar é Lugar de Entrega


Dos quatro aspectos este foi o primeiro. O altar tinha como objetivo principal receber algo a ser voluntariamente entregue sobre ele. Isto significa que não pode haver relacionamento sem entrega, não existe casamento sem entrega, não existe família sem entrega. Todo relacionamento é sustentado pela intimidade e é a qualidade dessa entrega que definirá a dimensão desta desejada intimidade. Isto significa que se avalia a intimidade do relacionamento pela disposição do que se está disposto a entregar. Se eu peço a você uma coisa e você, podendo dar mais, dá somente um pedaço, então você me fará entender que o meu valor para você é do tamanho do pedaço do que me foi entregue. Assim, acredito, é o nosso relacionamento com Deus, pois aquilo que Ele nos pede precisa ser entregue conforme o tamanho de sua exigência. Um outro aspecto importante da entrega é que ela é legitimizada pela identidade, isto é, só se entrega algo ao destinatário depois que ele é reconhecido como tal. Só entregamos tudo que ainda nos pertence a Deus quando somos capazes de reconhecer quem ele é. Ninguem confia algo a quem não conhece, portanto, se dizemos que conhecemos a Deus porque ainda somos proprietatários de tantas coisas que já deveriam pertencer a Ele?

O Reino de Deus possui uma dinâmica diferente do mundo dos homens. No Reino damos para receber, perdoamos para sermos perdoados e assim sendo, quanto mais entregamos, mais teremos e quanto mais nos esvaziamos mais somos cheios. Entendo deste modo que não temos tudo o que precisamos de Deus, porque Deus ainda não têm tudo o que quer de nós.

Você crê?

Graça e Paz!

Marcos Joaquim


5 comentários:

Loren Diniz disse...

Ai que vontade de ouví-lo ministrando...em dias como estes que vivemos, precisamos nos atentar para estas ministraçoes, que resgatam preciosos detalhes da palavra de Deus que nos levam para próximo Dele, e para estabelecer comunhão o altar e o entendimento do que ele significa é fundamental, para um "Novo" nível.
Obrigada por compartilhar conosco!!!

Loren Diniz

Neusa Marques disse...

Amado pastor.
Lendo sua postagem, fico a meditar na grandeza do nosso Deus e o quanto Ele quer manifestar-se em nós através do aprofundamento de nossa intimidade relacional. Como o senhor mesmo diz, o nosso relacionamento com Deus progride à medida em que nós nos entregamos a Ele, ou seja, essa intimidade relacional se aprofunda de acôrdo com a nossa capacidade de erigir um altar de sacrífício e que seja ao mesmo tempo de adoração, porque só sacrificamos algo em favor de alguém quando esse alguém nos é precioso, em outros termos, adorado. Deus requer isso de nós, mas não somente com a intenção de receber, mas sim de nos oferecer muito mais do que pedimos, pensamos e esperamos. Fico a meditar em suas palavras que nos alerta que aquilo que não sacrificamos pode no futuro nos matar, e aí eu me quebranto, pois aquilo que eu considero precioso,na verdade é sentença de morte e Ele na sua infinita misericórdia e amor nos pede justamente isso (os nossos lixos). Que mente humana entenderá um dia esse Amor?
Shallon.

Renata Forte disse...

A Paz do Senhor Pastor!!.
Semana passada estava orando, e Deus me levou a orar por altares quebrados. Como temos que tomar cuidado com o nosso altar. Com aquilo que temos oferecido ao Senhor.E tomar muito cuidado para não sermos Religiosos ou profissionais da Fé. Um profissional até menti para vender o seu produto. Mais nós não podemos ser assim. Temos que ser apaixonados por Jesus. Tenho aprendido que, o que realmente importa pra Deus e o que nos motiva por dentro e não o que aparentamos ser por fora Que a cada dia possamos oferecer a Deus o nosso melhor. Quanto mais nos esvaziarmos de nós mesmos, mais completos seremos.
Deus continue te usando Pastor com palavras que nos levam para Peniel.
Shallon!!!

Alaercio Silva Júnior disse...

Linda postagem. Creio que realmente existe um altar chamado cruz em nossa vidas.

Um grande abraço.
Alaercio Silva
2011 Ano aceitável do Senhor
A Cada Dia, Um Novo Milagre!

Unknown disse...

Graça e paz amado pastor! Estive visitando a sua igreja e pude receber esta palavra revelada por Deus sobre sacrifício e entrega no altar. Como fui abençoado naquele culto. Realmente o sacrifífio quem faz somos nós que somos sacerdotes, quando sacrificamos nossas vontades, nossos desejos carnais, nossas vaidades e Deus recebe com alegria. É difícil fazer sacrifícios para Deus principalmente quando vivemos numa sociedade edonista e cheia de vaidade, porém a palavra nos revela que todo sacrifício para Deus tem grandes resultados na vida do homem. Como disse Willian Carey: "Espere grandes coisas de Deus, porém faça grandes coisas para Deus". Que Deus te abençõe grandemente e toda a sua família.
Eduardo Lopes da Silva.