TRADUTOR

quarta-feira, 23 de março de 2011

QUEM SOMOS? ALGUÉM SE HABILITA A RESPONDER? PARTE II

"Pergunto: Que é o homem, para que com ele te importes?" Sl 8.4 (NVI) Conforme prometi na semana passada, darei aqui, continuidade acerca da pergunta de Davi, sobre o ser. Por que agimos de forma que não gostaríamos e muitas das vezes somos incapazes de fazer aquilo que gostaríamos? Quero, antes de tudo, afirmar que o que trago aqui, não são conceitos filosóficos, ou meras reflexões humanas. Estou me baseando na Bíblia como fator insubstituível na construção da personalidade humana e como matriz para todo e qualquer comportamento que compreenda que precisa ser mudado e moldado segundo a vontatde de Deus. Disse na semana passada, que "Aquilo que somos determina o que fazemos e que aquilo que fazemos determina o que temos". O que nos interessa hoje, portanto é entendermos porque aquilo que fazemos determina o que temos.
"Aquilo que fazemos determina o que temos".
Antes de desenvolver este assunto, é preciso explicar que o 'Fazer" neste contexto, não siginifica uma simples ocupação secular, onde por meio de um trabalho conquistamos coisas. Nem o "Ter" deve ser visto como o ajuntamento de coisas materias que temos como resultado de nossos esforços. Entenda-se, portanto, como "Fazer" como o conjunto de toda Atitude que tomamos, certas ou erradas, que gradativamente, constrém o que temos dentro de nós, ou, o estado da nossa alma. Quero com isso dizer que uma boa parte do que temos dentro de nós tais quais, iras depressões, amarguras, lembranças amargas do passado, ressentimentos e toda sorte de deonças emocionais, estão muito mais ligadas ao poder de nossas Atitudes do que a força de uma circunstãncia. O que Temos dentro de nós permanece ou morre, dependendo do que Fazemos com isso. Quais são suas Atitudes com relação as coisas que acontecem a você? Creio que chegou a hora de você saber que o Poder de uma Atitude é maior do que a força de qualquer circunstãncia. As vezes não podemois evitar que a força de uma circunstãncia jogue sementes de desânimo, tristezas e decepções dentro do solo do nosso coração, mas somos nós que, através de uma Atitude, decidimos o destino de seu fruto. Precisamos entender que o solo é quem determina o futuro da semente, ou seja, sem solo preparado não existe frutificação. Então lhe faço a seguinte pergunta: Quais são suas Atitudes diante das circunstâncias que você têm vivido? Pois o que somos determina o que fazemos, por isso Jesus ao ser questionado se realmente era ele o que havia de vir, respondeu mostrando o que fazia(Mt 11.2-5). Sim, precisamos de Atitudes saradas para que nosso conteúdo seja saudável, sendo assim não conseguiremos responder sobre quem somos com meras palavras filosóficas, mas sim com a nossa maneira de agir que por sua vez, define a qualidade da nossa essência. Sendo assim,digo que a melhor maneira de dizer quem somos é observando os frutos de nossa próprias Atitudes e ao mesmo tempo, mensurando nosso comportamento por aquilo que Deus por sua Palavra nos convida e capacita a sermos. Eu creio e você? Graça e Paz! Marcos Joaquim.

2 comentários:

Eliel disse...

Graça e Paz amado pastor. Eu agradeço a Deus pela oportunidade que tenho de sempre aprender mais com as suas ministrações que saem do coração de Deus e que penetram no mais profundo das nossas almas. Tenho aprendido muito sobre atitude e quanto o ser humano pode ser vitorioso se ter conhecimento e saber usar o poder de uma atitude. Um grande abraço.

Sidney Frattini disse...

Pastor Marcos, Amado Irmão:

Oro para que Deus ME dê a graça de ter ATITUDE. Sei que é minha escolha ter ou não a ATITUDE que preciso nas circunstâncias presentes. Mas, se tudo vem de Deus, que quer contar com nossa decisão, eu DECIDO que quero ter ATITUDE segundo a SUA Palavra. Obrigado, Pastor, e que nosso convívio volte a ser frequente! Sidney Frattini