TRADUTOR

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

DERRUBANDO AS PAREDES DO LAR -PARTE FINAL

"Mas Josué conservou com vida a prostituta Raabe, e a casa de seu pai, e tudo quanto tinha; e habitou no meio de Israel até ao dia de hoje, porquanto escondera os mensageiros que Josué enviara a Jericó." Js 6.25

Quero nesta última etapa das ministrações sobre como derrubar as paredes de inimizades, de separação e de limites territoriais da família, expressar minha gratidão, em primeiro lugar, a você que leu divulgou e, principalmente, intercedeu por esse bem tão precioso que é a família.
Vimos anteriormente que Deus através de Josué, derrubou as paredes de Jericó tendo como estratégia, a Restauração do Sacerdócio e o O Estabelecimento de Princípios. Vimos também que o propósito de Deus não era unicamente dar uma vitória momentânea ao seu povo, mas sim o de resgatar uma família inteira como foi a de Raabe. É deste ponto que passo a compartilhar a terceira e última estratégia divina na queda de Jericó e creio que assim também será contigo, comigo e a tantos quantos desejamos alcançar.

A Formação de uma Nova Posteridade
Ao resgatar Raabe de dentro de Jericó, Josué não estava apenas salvando uma mulher, mas sim a toda sua família que passa a morar no meio do povo de Deus. É indiscutível o fato de que o meio em que vivemos influencia nossa personalidade. O lar, por exemplo, deveria ser o maior centro formador da nossa personalidade, mas, infelizmente, o que temos visto hoje é o contrário.
Devido a nossa permissividade e por vivermos em meio a geração da indiferença, a cultura de Jericó têm norteado o comportamento da família moderna, com toda sorte de resistência aos valores de Deus e da sua Palavra, como também têm prostituido os lares baixando o preço da família. Como resultado disso, o lar tornou-se o maior centro deformador de personalidade.
O que recebemos de Jericó através da televisão, literaturas e artes descomprometidas com o caráter de Deus, reflete dentro de casa. O que é aceito dentro de casa, desemboca nas salas de aula, nas igrejas, nos relacionamento interpessoais de nossos filhos, o que por sua vez, é o reflexo de uma posteridade doente e distante do significado de família.
Este era o ambiente de Raabe, que foi providencialmente levada para um novo ambiente que não somente lhe salvou do juízo mas também estabeleceu a possibilidade de que através dela uma nova posteridade viesse a surgir. Morando no meio do povo de Deus, Raabe estabeleceu novos níveis de relacionamentos, novos hábitos e uma nova linguagem. Aliás uma nova linguagem é o grande agente que denuncia a qualidade da nosa alma. Alí, ela conheceu um homem chamado Salmon, casa-se com ele e deste casamento nasce um filho chamado Boáz. Boáz cresce, torna-se um homem muito próspero e casa-se com uma viúva, anteriormente casada com um sem-terra e a faz rica como ele. Chamava-se Rute e ambos têm um filho chamado Obede, que gera um filho chamado Jessé, que por sua vez veio a ser o pai do maior monarca de Israel, o rei Davi. Isso mesmo a ex-prostituta foi a tetra avó do rei Davi. Da prostituiçao de Jericó a nobreza de Israel. Deus fará assim com as nossas famílias, irá estabelecer através de nós uma posteridade nobre na terra. Não parou por aí, pois os pensamentos do Senhor são mais altos do que os nossos( Is 55.9). Da posteridade do rei Davi, veio o Rei dos reis e Senhor dos senhores, a saber Jesus Cristo.(Mt 1).
Como isso poderá acontecer comigo, você me pergunta? Neste último domingo preguei na Shalom, igreja que pastoreio, uma mensagem intitulada: Grandes Coisa são feitas a partir de Coisa Pequenas. Creio piamente nisto. Raabe tomou a pequena atitude de esconder os espias o que resultou na salvação da sua família inteira. Deus nunca irá perder para qualquer um de nós. Por mais que façamos, Ele sempre têm algo maior para nos dar (Ef 3.20,21). Apenas deseje começar a resgatar sua família. Planeje um futuro desejável. Decida que sua posteridade será bendita. Restaure o culto doméstico em seu lar. Decida não gritar e sim falar(Tg 3.2). Decida que sua circunstância, sentimento ou razão, não são maiores do que os decretos da Palavra de Deus e que a obediência aos seus princípios são incondicionais e ao mesmo tempo, a razão do cumprimento de todas as promessas de Deus sobre nossa posteridade. Decida, como Raabe, que se Deus decidiu derrubar as barreiras é porque Ele sabe o que faz. Portanto que se quebre e se perca todas as coisas, contanto que pessoas sejam preservadas. Porque coisas não substituem pessoas.
Creio que haverá um novo tempo para sua casa, que haverá um novo caminho para sua família e que suas novas atitudes estabelecerão a liberação do investimento do céu sobre a sua casa. E que caiam por terra todas as paredes. Eu creio e você?
"A sua posteridade será conhecida entre as nações, os seus descendentes, no meio dos povos; todos quantos os virem os reconhecerão como família bendita do Senhor. "Is 61.9

Graça e Paz!
Marcos Joaquim

3 comentários:

Anônimo disse...

Meu Deus!!! que palavra profunda, nem acredito que ja seja a ultima. Parabéns meu amigo Pr. Marcos, realmente Deus tem te revelado coisas profundas na vida das familias Brasileiras, creio que Deus quando revela e por que já tem um plano de livramento para o povo. Em nome de Jesus, nós vamos continuar orando para que as Paredes do nosso lar venha se derrubadas, as familias seram edificadas!!!!
um forte abraço, espero novas postagens para nossa edificação.

seu amigo de sempre, Pr. Reinaldo Thomé

Ditadura Militar no Brasil disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Denize disse...

A Paz do Senhor
Posteridade...
Eu não quero que as minhas atitudes erradas, venham comprometer o caracter da minha posteridade.
Eu estava presente no dia dessa pregação, mais lendo faz nos lembrar cada detalhe, principalmente qndo vc falou de Davi, que por causa de um erro a posteridade dele teve problemas.