TRADUTOR

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

“Quando Isaque já estava velho, e se lhe enfraqueciam os olhos, de maneira que não podia ver..” Gn 27.1

Há muito tempo ministro esta mensagem em congressos para famílias e encontros de casais. Sua ênfase é sobre o envelhecimento da alma e suas conseqüências. Você ainda terá a oportunidade de assisti-la em áudio e vídeo, apenas um trecho, mas o motivo de escrever, também parte dela, é pelo fato de relatar aqui nesta postagem, alguns argumentos que não constam no vídeo.É lógico que não está na íntegra, toda a mensagem, mas creio que o que você lerá e ouvirá , contribuirá para o crescimento do seu relacionamento familiar.
Esta ministração fala de quatro aspectos sócio/espirituais que invadem a família, quando a alma de seus componentes envelhece. São eles: A Perda da Visão de Valores, a Destruição da Expectativa de Futuro, Desejos Egoistas e o Agir perto do fim. O envelhecimento do patriarca Isaque envolve esses quatro aspectos que por sua vez apontam muito mais para uma disfunção comportamental do que um simples envelhecimento cronológico. Creio que a pergunta mais importante que precisamos fazer no decurso dos tempos, a medida com que os anos passam, é: no que estamos nos tornando? Com o passar dos anos, no que tem se tornado seu casamento? No que sua família tem se tornado? E quanto aos seus filhos, sua posteridade, no que tem se tornado? Ao envelhecer, Isaque Perde a Visão de Valores, pois não foi capaz de reconhecer o próprio filho. Percebeu sua voz de Jacó, mas não discerniu seu coração enganador.Quando envelhecemos na alma somos capazes de ouvirmos a voz da palavra mas somos incapazes de compreendermos a linguagem do coração. Reflita nisso.
Isaque revela o segundo fator quando mostra que sua expectativa de futuro estava destruída, dizendo:“...Eis que agora estou velho, e não sei o dia da minha morte; toma, pois, as tuas armas, a tua aljava e o teu arco; e sai ao campo, e apanha para mim alguma caça;”e faze-me um guisado saboroso, como eu gosto, e traze-mo, para que eu coma; a fim de que a minha alma te abençoe, antes que morra.” Não havia em Isaque um projeto de futuro mas sim a expressão de um desejo transitório do presente.Famílias sem futuros não possuem projetos no presente. Pense nisso.
O terceiro fator, ou os Desejos Egoísta revela-se na expressão: “faze-me um guisado saboroso, como eu gosto”. Família envelhecidas na alma são assim, estão ocupadas com interesses pessoais e “ai” daqueles que não fizerem as coisas do jeito que gostamos. Você já se aborreceu esta semana por que não fizeram seu guisado do jeito que você gosta? A satisfação dos nossos desejos egoístas pode ser o sepultamento da alegria dos outros. Anote isso.

O quarto e último fator é que quando envelhecemos na alma a deixamos para agir quando o fim está próximo. Isaque revela isto quando diz:” a fim de que a minha alma te abençoe, antes que morra.” Quantas vezes, dentro de casa deixamos para resolver as coisas ou sentarmos para uma conversa, somente depois que as feridas há muito se tornaram hóspedes da nossa alma. E quando vieram para ela trouxeram consigo toda uma bagagem de incontinência, intolerância e impaciência que inviabilizam qualquer diálogo familiar. Não deixe para agir perto do fim, chegue antes da morte, não deixe para ser uma benção apenas no fim de sua história. Considere isso.

Certa vez, numa conferência para família que fazia no sul da Bahia, uma irmã confidenciou-me que depois de tantos anos de evangelho descobriu que não tinha percebido tantas mazelas na família de Isaque. A confidência desta irmão, na verdade, é uma prova que as guerras mais silenciosas que travamos, estão dentro de casa, onde ninguém vê, ninguém percebe, a não ser aqueles que vivem dentro dela. Há neste exato momento muitas famílias que estão envelhecendo e casamentos que estão se deteriorando com o passar do tempo e a semelhança da família de Isaque estão gradativamente tornando-se cegas quanto aos valores, destruídas na expectativa de futuro, cheias de desejos pessoais e egoístas e deixando para agir dentro de seu próprio tempo e não de acordo com um despertamento de Deus. Me permita ousar e sendo assim crer que esta postagem é um despertamento divino para que sua casa não envelheça e seu casamento não se curve pelo peso do tempo e a força das circunstâncias adversas. Mas pelo contrário, que a sua casa seja rejuvenescida e não envelhecida e partidária como a casa do velho Isaque. Você crê?
Graça e Paz!
Marcos Joaquim

2 comentários:

prazeresneusa disse...

Meu amado pastor.
Mais uma vez somos presenteados com essa postagem. A parte que mais me chamou a atenção, foi o quarto fator,quando deixamos para agir quando o fim está próximo. Muitas vezes deixamos para resolver os problemas quando já não há muito o que se fazer, devido ao "incrustamento" do mesmo, e do ranço causado pela mágoa e feridas na alma. Infelizmente me vejo assim, as vezes me sinto acovardada em enfrentar uma situação para evitar o desgaste de um confrontamento,mas isso não resolve o problema, muito pelo contrário, só o camufla. A Palavra de Deus nos diz para não se por o sol sobre a nossa ira, mas às vezes isso é muito difícil, principalmente para nós mulheres, que somos tão sujeitas aos caprichos de um coração enganoso, ou talvez quem sabe, por pura covardia.
Um beijo.
Shalon.
Neusa.

Primeira Igreja Batista no Salgueiro disse...

Meu amado pastor, o que me impreciona é saber que o corpo pode envlhecer mais a mente precisa rejuvelhecer a todo instante só que para isso acontecer temos que ser dependente da GRAÇA. e o consolador esta entre nós para isso para derramar a graça. Deus abençoe