TRADUTOR

domingo, 13 de novembro de 2011

Este é um diálogo sobre propósitos, sobre o verdadeiro motivo da existência tanto de coisas quanto de pessoas. Partimos do princípio de que tudo que existe nesta vida possui em si uma razão que justifica tal existência e que o não cumprimento deste propósito desajusta relacionamentos, fere pessoas e assassina expectativas.

Era uma vez um Tijolo e uma Esponja de Aço que se encontraram em uma oficina para concertos de coisas quebradas. O Tijolo estava cheio de fraturas por todos os lados e a Esponja cheia de hematomas e inchaços, fora as ferrugens que gradativamente se espalhavam por todo seu corpo. Tendo sido colocados um ao lado do outro, iniciaram um diálogo enquanto aguardavam atendimento.
-Por que você veio parar aqui ?- perguntou a esponja- Uma cama caiu sobre mim- Como? -Alguém resolveu substituir o pé da cama que quebrou, por mim. Até resisti durante um tempo mas depois sucumbi por causa do peso e do sobe e desce das pessoas. Sempre sonhei em fazer parte de uma parede ou de um muro, afinal de contas foi para isso que fui criado, mas as pessoas não entendem isso. Acabei causando transtornos dentro de casa, estragando a expectativa de quem queria deitar. Tudo porque as pessoas não entenderam que aquilo que não cumpre seu propósito específico, torna infeliz a vida de todos aqueles que vivem na jurisdição da sua existência. Mas e você, pobre esponja, por que está aqui? O que causou estas lesões em você?- Perguntou o frustrado Tijolo -Cai de cima da antena. -Como?- Disse abismado, o Tijolo- Igual a você, eu também tinha muitos sonhos e planos. Gostaria de contribuir para que houvesse constante brilho nas panelas e provocar admiração nas pessoas, ao verem seus próprios rostos refletidos nos metais que eu lustrei. Mas as pessoas não entenderam o propósito da minha existência e me penduraram na ponta de uma grande antena, o tempo passou e não pude mais resistir a esse modo de vida. Então cai e estou do jeito que você está vendo-
Neste momento um homem entra no quarto e interrompe o diálogo dos pacientes. Em sua mão trazia um Livro. E disse a seus clientes que logo sairiam dali restaurados e prontos para cumprirem o propósito de suas existências, pois seriam tratados conforme as prescrições contidas no Livro. O Homem então, diz ao Tijolo e a Esponja de Aço, o seguinte: "Mais importante do que os concertos e reparos que sofremos na vida, é a consciência que precisamos ter, de que possuimos um Propósito que justifica a razão da nossa existência. Mas ao saírem daqui, vocês precisarão levar uma cópia destas prescrições, pois ela também nos ensina duas coisas importantes que definirão, para vocês, um novo destino e um novo futuro. O Livro diz que para todo propósito há Tempo e Modo. Isto significa que quem quiser atingir o real Modo de vida para o qual foi criado, não pode desrespeitar o Tempo que lhe foi dado. Ou seja quem não aproveita o Tempo do concerto nunca terá um modelo de vida feliz. Tudo isso transtorna o curso da vida pois o que não atende ao seu propósito jamais frutificará e aquilo que não frutifica é sentenciado a morte. É assim que o livro diz". Intrigados, o Tijolo e a Esponja, perguntam ao Homem: "Mas,que Livro é este?" Ao que respondeu o Homem: "A Bíblia".

Termino esta parábola com a seguinte reflexão: Creio que não nasci para morrer de "pé de cama" nem para viver desequilibrado em cima de uma "antena", enferrujando enquanto o tempo passa. Eu creio que nasci para cumprir um propósito específico e colaborador com a trajetória da existência humana. Eu creio em cada uma daquelas prescrições contidas no Livro como regra para o cumprimento do meu propósito. Eu creio e você?
Graça e Paz!
Marcos Joaquim

Um comentário:

Anônimo disse...

Sábias palavras.Excelente colocação ao exemplo!.


Benção e Paz!.