TRADUTOR

sábado, 11 de outubro de 2014

A INSTRUÇÃO E O ENSINO




Instruir-te-ei e te ensinarei o caminho que deves seguir, e, sob as minhas vistas, te darei conselho. Sl 32.1


Tudo que atravessa a história, passa pelo processo da transformação de acordo com as exigências do tempo. Todavia, o que passo a considerar nesta postagem é se aquilo que a sociedade do nosso tempo está passando é o que se chama de Transformação Social ou Deformação Social? Por quê? Pergunta-se. Porque aquilo que é Transformado sofre alterações na característica presente para adquirir uma aparência nova e diferente no futuro. Mas aquilo que é Deformado, não apenas perde a característica do presente, mas também torna-se desfigurado no futuro. Assim sendo, um olhar sincero no modelo de vida desta sociedade, indubitavelmente, nos confirma tais deformações. Uma sociedade, uma geração necessitada de Instrução, Ensino e Conselhos que remodelem e Transformem a geração dos nosso filhos a fim de que sejam salvos das Deformações deste tempo.
 Davi, sem sombra de dúvidas foi um homem ocupado na arte de instruir, educar e aconselhar. Erros à parte, Davi, ao escrever inspirado por Deus, comprova com o texto acima e também através das palavras de seu filho Salomão( Pv 4.1-7), que educar no presente garante a qualidade de vida no futuro. Há, no entanto, que se entender que educar não se refere a um aglomerado de informações verbais que um pai transmite a seu filho. A Palavra acima mostra que há dois elementos formadores do caráter do homem quando este é educado biblicamente. A Instrução, do hebraico Musar, significa "corrigir", "disciplinar". Isso pressupõe que a Educação tem como propósito precípuo promover correções disciplinares a fim de impedir, curar e deter as Deformações sociais que são oriundas de realidades espirituais. Estamos observando uma geração de jovens e adolescentes incorrigíveis e indisciplináveis, não por serem casos perdidos, mas pela ausência de educadores cheios da Palavra que influenciam sua geração com educação Musar. O segundo elemento formador é o Ensino, do hebraico Yarah, que por sua vez significa "lançar em linha reta", direcionar o fluxo". A educação pautada nos princípios da Palavra exige que cada ensino não seja apenas palavras ouvidas, mas que nos projete para o futuro, pois mais importante do que aquilo que ouço agora é o que faço com ele depois. A Educação Bíblica direciona o fluxo que teve seu trajeto deformado. Conheço casamentos, famílias e filhos que por causa das deformações deste século saíram dos rumos da expectativa de Deus, mas que a educação da Palavra redirecionou. Por isso escrevo esta postagem, por que estou ávido por um reavivamento dos Mestres para este tempo. Pais e Líderes que reassumam o fluxo e apliquem princípios, tal qual Paulo, aquele que depois de Jesus, pode ser considerado o maior educador do novo testamento, que educava a seu filho na fé Timóteo. Mesmo em tempos de contrariedade e deformações de valores sociais e espirituais,  o apóstolo não se furtou ao ofício de Mestre mas educou seu discípulo a fim de que se tornasse uma extensão de sua própria história( II Tm 3.16,17).
Por isso creio que a Educação Bíblica muda gerações quando os Mestres, pais pastores e líderes entram em cena e Instruem corrigindo e disciplinado. Ensinam lançando em linha reta e direcionando o fluxo. Eu creio, e você, crê?
Graça e Paz.
Marcos Joaquim
TRECHO DO LIVRO FLECHAS NA ALJAVA

Um comentário:

Neusa Prazeres disse...

Pastor Marcos,graça e paz.
Infelizmente vivemos numa era chamada de pós modernismo, onde valores éticos e morais sedimentados na sociedade ocidental estão sendo desmontados e contraditados, e pior, essa avalanche que detona valores intrínsecos para a boa convivência em sociedade, permeia também a Igreja de Cristo. Há, digamos, um flerte diabólico entre os cristãos e o mundo. E a frase "não tem nada a ver" virou clichê dentro do meio evangélico. E assim sorrateiramente, essa permissividade e ausência total de autoridade que verificamos nas famílias não cristãs, penetra também em nossas congregações,trazendo para dentro do seio da igreja as suas deformidades que insidiosamente vai permeando e corrompendo valores e princípios éticos e morais bíblicos entrando em conformidade com o mundo que "jaz no maligno". E O SAL QUANDO NÃO PRESTA, SÓ SERVE PARA SER PISADO PELOS HOMENS. Esse infelizmente é o resultado.