TRADUTOR

quarta-feira, 12 de maio de 2021



 INTERVENTORES DE CONTEXTOS

 Em toda história da trajetória humana, em todas as gerações, sempre houve uma voz profética que confrontou os conceitos antagônicos à Bíblia. Os Eleazar de Deus que não abriram mão de preceitos e decretos espirituais que mantêm-nos próximos de Deus e não afastados dele. Um exemplo disso está entre o primeiro e o segundo século da era cristã. Surgiu na história, uma sucessão de homens que foram denominados conforme a característica de suas ações no que se refere a defesa de valores espirituais e éticos que acreditavam. Foram chamados de: os Apologistas, os Polemistas e os Teólogos. Formaram a força tarefa que contribuiu para mudanças significativas no contexto teológico da época, bem como nos aspectos morais e espirituais daquele momento. Essas três classes, dentro de um período que compreende, aproximadamente, dois séculos, formaram uma muralha de resistência contra a invasão de conceitos contrários aos valores da igreja edificada no fundamento dos apóstolos.

 

Apologistas

Eram assim chamados por sua defesa veemente aos ataques contra princípios cristãos. Eram guardiões ferrenhos na proteção contra os ataques heréticos quem violentavam os portões da igreja.

Polemistas

Enquanto os apologistas se ocupavam na defesa contra os ataques externos que ameaçavam valores internos, os Polemistas se ocupavam em tratar das heresias que já haviam ultrapassado as fronteiras da igreja e se instalado dentro dela. Adoecendo e promovendo o óbito de valores.

 Teólogos

 Eram assim considerados por causa da competência em aplicar a teologia nos conceitos filosóficos e científicos que contrastavam das Escrituras, impedindo a proliferação da secularização e do humanismo no seio da igreja.

 A síntese que se pretende aqui, é a consciência que precisamos de uma geração de líderes que tenham competência profética e que se tornem Apologistas na defesa da família, da igreja e seus valores. Que sejam Polemistas, e não polêmicos, defendendo a cultura do céu contra a invasão destas heresias que formam conceitos distorcidos, não somente no campo religioso mas também educativo. Líderes Teólogos, que influenciem até mesmo o currículo escolar da nossa sociedade, para que não seja influenciado por uma ideologia destruidora de valores inegociáveis. Precisamos de uma geração de Eleazar que não abra mão de valores inegociáveis e que tenham coragem para encarar os filisteus do presentes século dizendo a eles que acreditamos em casamento segundo o padrão bíblico. Homem e mulher. Que a família é a base da sociedade e aborto é crime. Que família nasce no altar e se multiplica na cama, não começa na cama para ser concertada no altar. Uma geração de Eleazar que diga não a uma ideologia que engana nossas crianças dizendo a elas que são livres para escolherem se querem ser homens ou mulheres, independentemente do sexo que tenham nascido. Uma geração semelhante a Eleazar, que permaneça inegociável nos valores nem abre mão deles, ainda que muitos tenham fugido da batalha.

 TRECHO RETIRADO DO LIVRO: SOCIEDADE DOS PROFETAS MORTOS

AUTOR: MARCOS JOAQUIM

 

 

 

 

 

 

 

 

8 comentários:

Herdeira do amor de Deus disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lorenlay Diniz disse...

Pensa num livro que nos confronta, nos posiciona e nos impulsiona ��

Marcos Antonio Joaquim disse...

OBRIGADO, LOREN PELO CONSTANTE CARINHO E APREÇO.
SÓ ESTÁ FALTANDO SEGUIR KKKK

Unknown disse...

Verdade o que eles querem e apagar nossa memória, com idéias contrárias que ofende a Deus é quebram seus princípios . Não podemos permitir

Unknown disse...

Que possamos seguir o exemplo e continuar na defesa do evangelho genuíno. Já li o livro, muito bom!

Unknown disse...

Excelente texto, continuemos nesta convicção de que o Senhor Deus é que tem todas as verdades. E não demos ouvidos as mentiras que o mundo quer nos fazer acreditar.

Regilia Bosco disse...

Deus abençoe a todos. Esses textos são pérolas, obrigada pastor Marcos Joaquim por disponibiliza los.

Marcos Antonio Joaquim disse...

OBRIGADO REGILIA BOSCO. SEJA MUITO BEM VINDA