TRADUTOR

terça-feira, 8 de junho de 2021


 A GERAÇÃO NABOTE E OS VALORES INEGOCIÁVEIS DA FAMÍLIA

ARTIGO REVISTO E ATUALIZADO

Sucedeu depois destas coisas que, tendo Nabote, o jizreelita, uma vinha em Jizreel, junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, falou este a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, porque está vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor; ou, se desejares, dar-te-ei o seu valor em dinheiro. Respondeu, porém, Nabote a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a herança de meus pais. I RS 21.1-3


Nos últimos anos venho trabalhando, incansavelmente, em meu ministério, acerca da reconstrução dos valores da família. Velhos princípios, frente as novas circunstâncias impostas pela pós modernidade. O que se convencionou chamar de "Novo Normal". Este fenômeno social que em muito tem contribuído com o esfacelamento familiar. Passo neste artigo, a discorrer sobre o tema: "A Geração Nabote e os Valores Inegociáveis da Família". 
 A absurda proposta de Acabe, rei de Israel estava cheia de quebra de princípios, negociação de valores e desvalorizações. O rei ao tentar trocar a vinha de Nabote, frustra-se diante da negação do então proprietário. Diante disto, o rei insistente se propõe a comprá-la. Acabe despreza a lei estabelecida em Números 36.7 que não permitia a negociação de uma herança. Ao negar a negociação com o monarca, Nabote estava respeitando uma lei divina. Acabe, certamente, sabia disto, pois era rei e como tal era obrigado ater consigo uma cópia da lei (Dt 17.18). Porém uma instrução é apenas informação se não for praticada. Mas quando vivida ultrapassa a linha da informação para gerar formação. Nabote também tinha a instrução da lei, mas sua mente estava formada nos valores dela. Razão pela qual foi inegociável diante da proposta indecorosa de Acabe. Acredito que muitos de nós já estamos escolados sobre os valores inegociáveis da família, mas ainda assim os "Acabes" da vida tem logrado êxito em suas negociações para com as nossas famílias. Esses "acabes" são representados pelas imposições sociais que temos vistos. Pais que por imposição das circunstâncias, trabalham fora e precisam negociar o tempo de diálogo com os filhos. Maridos e esposas que forçados pela necessidade negociam o diálogo, pois o cansaço do dia os força a dormir a noite. Relativizamos o que era absoluto, vendemos a vinha, trocamos a herança. Para Nabote, não importava se o rei era mas forte, mas sim o fato de que a herança familiar era inegociável. E se tivesse de morrer por ela morreria. Creio que estamos vivendo em meio a uma geração de gente nada disposta a morrer por sua família, a morrer por seu casamento. Neste ponto, aprendemos três importante lições com este homem inegociável chamado Nabote. Convido você a fazer parte desta geração de inegociáveis na conservação desta herança bendita chamada família.

Não Negocie os Princípios de sua Família.  
Nabote havia recebido a instrução, anos atrás, mas o tempo não corroeu o princípio. Falar de princípio da família é falar do modelo requerido por quem a instituiu. Deus. Portanto cabe dizer neste artigo, que família pelo princípio bíblico não é a junção de um homem e uma mulher que "fizeram" filhos. Tendo em vista que vivemos em meio a uma geração onde o casamento, começa na cama para depois(talvez) ser acertado no altar. Na melhor das hipóteses. Pelo princípio bíblico família começa no altar para ser aumentada na cama. Pelo princípio bíblico, filhos não formam família, mas é a família quem gera os filhos. Ou seja, primeiro o altar, depois a cama, primeiro a família, depois os filhos. A geração Nabote pensa assim ainda que o príncipe deste mundo queira negociar, trocar ou comprar o que foi instituído por Deus.

Não Despreze os Valores de sua Família.
 Desprezar significa não dar o devido valor à algo ou à alguém. Caso Nabote aceitasse a proposta de Acabe, estaria traindo a herança familiar e toda traição é uma troca. Todo aquele que trai, ou troca seu cônjuge por outro, em ato de adultério, deverá saber que a troca sempre será inferior ao valor do que se tinha antes. Pois nada supera o valor de uma família. A família precisa ser inegociável e seu preço inestimável. A geração Nabote não despreza, não aceita trocas, recusa barganhas com a sua vinha.

Não Menospreze a Importância de sua Família.
Há neste último tópico, dois termos dignos de destaques, a saber: Menosprezo e Importância. Menosprezar é pior do que desprezar, pois quem despreza não dá o devido valor, mas que menospreza abaixa o valor. É o mesmo que Prostituir, pois este termo também significa baixar o preço. Nabote recebe a proposta de Acabe, primeiro para trocar, depois ele diz que quer comprar para construir uma horta. Uma Vinha vale infinitamente mais do que uma horta, mas o menosprezo a importância da família tem feito com que muitos a façam valer menos. Não prostitua sua família, não troque momentos de prazer e intimidade física com seu próprio cônjuge por uma horta frágil e passageira da pornografia de uma internet. Não menospreze, não prostitua seus filhos permitindo que assistam os lixos da horta de Acabe que não tem a duração prazerosa de uma vinha. O segundo termo é Importar. Importar significa trazer para dentro, ao contrário de exportar que envia para fora. Quem se importa traz para dentro. Importar-se com a família faz com que a tragamos para dentro de casa outra vez aquilo que Acabe tentou levar para dentro do seu palácio. A geração Nabote age assim.

Conclusão.
Concluo este artigo, crédulo de que Deus está recrutando os Nabotes deste tempo. Creio que ainda dá tempo, ainda há lugar para quem resolver ser inegociável apesar da força do rei, apesar das imposições das circunstâncias. Termino dizendo algo digno de ser destacado e guardado para o fim. Apesar de Acabe ser mais forte por ser rei, Nabote fez jus ao seu nome que significa Superioridade. O rei era soberano, mas Nabote era superior. Creio que estamos numa posição superior aos ditames da pós modernidade.
Você crê?
Graça e Paz!
Marcos Joaquim

Nenhum comentário: