TRADUTOR

sexta-feira, 4 de julho de 2008

O Macaco, a Árvore e o Arroz

“Assisti, certa vez, a um documentário na televisão sobre uma crise de seca na África. O documentário falava de como uma tribo africana fazia para conseguir água naquele período de seca. Os nativos aprisionavam um macaco, através de uma armadilha, no tronco de uma árvore. Um buraco era feito no tronco da árvore e, posto dentro dele, arroz.

O macaco vinha, colocava a mão dentro do pequeno buraco, apanhava o arroz, mas não conseguia puxa-la de volta, pois agora, sua mão cheia de arroz, aumentara de volume, e por isso, não passava de volta pelo pequeno buraco. O caçador, então, vinha e amarrava o macaco já aprisionado por si próprio junto á Árvore, o caçador colocava sal como único alimento para o macaco durante alguns dias.

Com a única mão livre, já que a outra estava presa no buraco da árvore, ele ia comendo e tornando-se sedento cada vez mais. Dias depois, o caçador voltava e soltava o macaco, que corria direto para a fonte, já que era o único que sabia onde encontrar água. Desta forma, toda a tribo, através da perseguição ao teimoso macaco que se recusara a abrir mão do arroz, podia achar água. O irracional macaco poderia chegar à morte, caso o caçador demorasse um pouco mais, tudo porque não abria mão do que o estava levando à morte.

Você não é um irracional, mas é alguém dotado de inteligência, o suficiente para abrir mão de conceitos e ideologias que podem levá-lo à morte; que podem destruí-lo. Estou dizendo isso porque trato com inúmeras pessoas que estão sendo gradativamente destruídas, mas não abrem mão de seus conceitos e preconceitos.”

Trecho extraído do livro: Prevalecendo em Tempos de Crise

4 comentários:

Pr. Marcos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Paz Pr. Marcos essa do macaco acontece demais nos dias de hoje, como já foi ministrado pelo sr. Não sejamos igual macaco, mas que possamos abrir mão do presente para abraçar o melhor no futuro. Paz do Senhor

Unknown disse...

xzgimtREALMENTE ABRIR MÃO DAQUILO QUE GOSTAMOS OU DE UM PECADO É MUITO DOLORIDO. MAIS QUE O SENHOR SEMPRE ESTEJA FALANDO AO NOSSO CORAÇÃO DO QUE PRECISAMOS ABRIR MÃO PARA QUE ELE VENHA NOS USAR COM PODER E GLÓRIA!
QUE A DIA APÓS DIA VENHAMOS A BEBER DA FONTE DA VIDA, POIS DESSA FONTE JAMAIS TEREMOS SEDE POIS SEREMOS SEMPRE SACIADOS.
ABRAÇO

Unknown disse...

Ótima reflexão, muitas vezes temos agidos como "macacos" nos apegando aqilo que não é importante.
Deus continue a abençoar a sua vida.